segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O PODER DA PALAVRA DE DEUS




SERMÃO 216
"O PODER DA PALAVRA DE DEUS"
Texto Bíblico: NEEMIAS 8:1-10.


Saudação,

         Aos santos e fiéis irmãos, membros da Igreja Evangélica Casa de Oração, visitantes e leitores, é com muita alegria que transmito a todos neste sermão dois pontos muitos importantes  sobre o texto de Neemias abaixo descrito: O PODER DA PALAVRA DE DEUS E O AVIVAMENTO BÍBLICO.

Texto Bíblico: Neemias 8:1-10: 
Esdras lê a lei diante do povo
8:1:Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel.
Sétimo mês: Outubro.
Porta das Águas: porta da palavra de Deus.
Livro da Lei de Moisés: A Torá.
8:2:Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. 
8:3: E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até o meio dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.
8:4: Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim, estavam em pe´junto a ele, à sua direita, Matitias, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
8:5: Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
8:6:Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.
8:7: E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias,Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na lei: e o povo estava no seu lugar.
8:8: Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.
8:9:Neemias, que era o governador, e Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.
8:10: Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não tem nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a nossa força.

Mensagem

      Podemos destacar neste texto que era tarefa dos sacerdotes ensinar ao povo a Palavra de Deus, conforme o livro de Deuteronômio31:9-12, onde o povo deveria ouvir a palavra, aprender, temer a Deus e cumprir todas as palavras da lei. Isto deveria ser feito ao final de cada sete anos, e tal ocasião era a festa do sonida das trombetas, conforme Levítico23:23-25.
Tanto naquele tempo como nos dias atuais devemos ler a Palavra de Deus. Devemos ler a Bíblia devagar, com calma, livre de barulhos, longe de televisão, rádio e ruídos em geral. Se possível em separado e livre de preocupações, porque assim o Espírito Santo nos ensinará e estaremos pronto para receber.
Costumo comparar a leitura da Bíblia, como alguém que preparou um belo almoço para você com o que há de melhor, e este almoço demorou um bom tempo para ser feito, vamos imaginar umas 3 horas. Quando o almoço é servido você almoça em 5 minutos, não desfrutando dos sabores e da qualidade deste almoço. Assim é a leitura da Bíblia, ela foi preparada por Deus para você com muito carinho e revelações, e para desfrutar disso você deve ler a Bíblia devagar, palavra por palavra e vai sentir o poder da Palavra de Deus em seu coração.
Outro ponto importante deste texto é que a palavra lida por Esdras trouxe um avivamento bíblico para o povo, significa dizer que quando você lê a Bíblia conforme estou orientando você será avivado, o sinal disto é o choro ao ler e ouvir a palavra de Deus. Lembro a todos que avivamento significa: trazer de volta à vida, fazer viver de novo, dar nova vida, recobrar os sentidos de uma pessoa, como se alguém tivesse lutando para salvar uma vida que está a beira da morte, reavivá-la, despertá-la, acordar, animar, estimular, vivificar (Navarro, C. avivamento,ed thesaurus,pg 18).

As evidências deste avivamento bíblico espiritual são as seguintes:
    
     Choro ao ouvir e ler a palavra, quebrantamento, generosidade de coração, grande alegria e força, santificação, tranquilidade, libertação da tristeza e sofrimento, desfrutar de coisas boas, alegria por ouvir e compreender a verdade, fome pela palavra de Deus, separação do mal, separação do pecado, jejum, oração, verdadeira adoração e louvor.
Estamos passando em nossa igreja por uma preparação para um avivamento bíblico espiritual, podemos ver  e sentir está plataforma de preparo por parte de Deus. Ele tem dado sinais visíveis em nosso meio. 

Direção Pastoral

     Que todos exercitem estas recomendações acima descritas e para aqueles que estavam presente no culto do domingo, foi ensinado na prática na igreja sobre a leitura da palavra de Deus, todos puderam ver o que acontece, portanto o poder está ao seu alcance. Comece hoje esta experiência da leitura da palavra de Deus. Busque este avivamento espiritual em sua, assim você dará mais e mais frutos para o Reino de Deus. 

Pastor Cláudio Navarro