domingo, 20 de janeiro de 2013

SERMÃO: "DEVEMOS CORRIGIR OS NOSSOS CAMINHOS"

                       TEXTO BÍBLICO: AMÓS 3:1-8



O sermão de hoje tem por objetivo orientar e direcionar o povo de Deus, para corrigir os seus caminhos de pecados. De tempos em tempos há necessidade de refletirmos sobre a nossa posição dentro do Reino de Deus, para alcançarmos a vida eterna, e se tivermos pecados não alcançaremos nosso objetivo.

1) Informações Gerais: 
O livro de Amós foi escrito na Palestina cerca de 824-810 a.C. O seu autor foi Amós, que foi profeta, pastor e cultivador de sicômoros. Ele pregou sobre o Reino do Sul; Judá e depois no Reino do Norte; Israel. O tema de sua pregação era a mensagem de juízo de Deus contra várias nações, envolvendo judeus, gentios, por causa dos seus pecados e rebeliões contra Deus.
Amós como profeta nos orienta como Deus lida com os pecados, enviando juízos sobre todos os pecadores. Amós conhecia muito bem o povo de Deus e podia falar com sinceridade o momento que estavam vivendo. Ele pregava em áreas públicas, profetizava e admoestava que o povo deveria corrigir os seus caminhos de pecados.
Irmãos, o que se passou naquela época, é muito semelhante o que estamos passando nos dias atuais, principalmente a igreja de Jesus Cristo.

Lendo o livro de J.A.Motyer, A Mensagem de Amós, que é reitor da faculdade Trinity em Bristol, Inglaterra, ele escreveu um belíssimo comentário sobre o livro de Amós, na página 57, que transcrevo para vocês:
"Em tudo na vida há um antes e um depois.
Um tempo de oportunidade e um tempo em que a oportunidade já passou;
Um tempo para se dizer devo e posso fazer. 
E um tempo quando tudo o que resta é eu não posso fazer.
Na formação dos hábitos, há um momento ou período quando a mente, as emoções e a vontade estão suficientemente desimpedidas para fazerem uma mudança completa;
Há também um ponto em que não há retorno, além do qual não se tem mais liberdade e a vida já esta comprometida para o bem ou para o mal.
Cada dia temos um agora de oportunidades que se desfazem ou morrem".
O escritor Motyer é muito feliz nas suas colocações deste texto, pois tem por base um apelo a nossas vidas sobre o momento que vivemos, faça agora a sua reflexão sobre ela.

2) Pecado do Povo segundo a leitura de Amós:
Naquela época a prosperidade, a exploração e o lucro eram marcantes na sociedade. Os ricos eram muito ricos e possuíam diversas casas de valores altos (Amós 3:15; 6:4). Não que não devessem ser ricos, mas era algo exorbitante. Os pobres eram realmente pobres e desavergonhadamente explorados, sofriam extorsões imobiliárias, extorsões legais e comerciais: (2:6,7/ 5:10,12/ 8:5). Quando os pobres não podiam pagar os ricos, eles eram simplesmente ignorados para que se arruinassem(6:6). O dinheiro e a ganância governavam em tudo, os homens viviam para os negócios (8:5), e as mulheres viviam para o prazer, para a satisfação pessoal (4:1). E os governantes para a frivolidade (6:1-6). Não é muito diferente da situação atual que vivemos nos nossos dias. Algumas igrejas bem específicas só pregam prosperidade, exploram as pessoas tirando delas tudo o que tem em nome de Deus, de Jesus. Dê o seu carro, a sua casa, o seu terreno. Não se há testemunhos de curas, de arrependimento, de perdão, de amor ao próximo, do valor da cruz, etc. Tenho uma experiência muito interessante neste assunto: Uma ovelha recém chegada em nossa igreja, há 4 anos atrás, de boa posição financeira e cultural, nos relatou o seguinte; estava precisando trocar o seu carro, e o seu esposo prontamente o fez por um carro zero km. Neste mesmo dia ela foi a uma igreja e na hora das ofertas, depois do Pastor pregar a prosperidade, ela entregou o carro a igreja. Voltou para casa e no jantar o esposo falou aos 2 filhos que deu para a mãe deles um carro novo e os convidou para conhecê-lo na garagem, imaginem o susto quanto a esposa disse que deu o carro para a igreja. Os esposo não era crente, só a esposa, até hoje quando nos encontramos ele conta a história, e diz: crente eu, nunca! 
Sou Pastor conheço a Palavra de Deus, e sei discernir muito bem quando o povo de Deus está sendo explorado. E esta sendo explorado e muito, muitos Pastores a Apóstolos, dizem em seus programas de TV e Rádio, "ajudem este programa com suas contribuições, porque senão o programa vai terminar, e quando você vê a relação dos mesmos nos meios de comunicação entre os mais prósperos do Brasil com milhões em suas contas, você deve se perguntar: Por que eles não ofertam seus milhões nos seus programas de TV e Rádio. Onde esta a humildade que Jesus pregou ? Acumulam riquezas.....na terra.

3) Amós e a Religião:
Ele viu que havia muita religiosidade, formalismo, que adoravam o que era tradicional, e deixavam de lado a revelação divina, o sobrenatural de Deus. Os centros religiosos viviam lotados (4:4; 5:5; 8:23), os louvores eram entusiasticamente apresentados, tudo com base na mente humana, o falso culto.
A religião parecia ser um empreendimento comercial, que atendia os interesses das pessoas. Aonde vou buscar as soluções para as minhas finanças ? Os líderes defendiam suas instituições e pregavam o que lhes interessavam.
Muita semelhança com os nossos dias atuais, perceberam...

4) Amós e a Política:
Os padrões públicos da sociedade como a moral, a ética e as práticas comerciais astuciosas estavam em plena decadência. As autoridades e as leis eram desprezadas (5:10). A liderança nacional valorizava seus cargos de posição, para interesses próprios e não resolviam os verdadeiros problemas do povo (6:2,3).
Gostos e desgostos pessoais tinham prioridade sobre os interesses da nação(6:4-6). Transgressões e pecados eram comuns, e Amós pregava sem que ninguém pudesse dizer que ele estava errado (5:12).
Muita semelhança com os nossos dias atuais, perceberam....

5) Amós e os textos bíblicos > 3:1-8:
O povo de Deus escolhido são os judeus, mas Deus pela sua santa misericórdia nos agraciou com a sua escolha, e nós crentes temos que corresponder, andaremos juntos com Deus se (condicional) estivermos de acordo com as leis, estatutos, mandamentos e obediência a Deus. O leão divino ruge, Jesus o Leão de Judá, isto significa que o Senhor vai agir, nós como povo devemos nos examinar, o nosso destino, os nossos desejos, as nossas ambições, o nosso coração, o nosso futuro, a nossa religiosidade, os nossos pecados. 

Recomendo fazermos uma leitura de nossa situação presente em todos os aspectos de nossa vida, e se tivermos errando devemos obrigatoriamente mudar
as nossas condutas. Ainda há tempo de mudanças, antes que Jesus volte, o momento é AGORA.
Que Deus abençoe a todos.
Pastor Cláudio Navarro.