domingo, 16 de fevereiro de 2014


SERMÃO: "AVIVAMENTO EM PENSACOLA"



 TEXTO BÍBLICO: JOEL 2:28-29: 

“E ACONTECERÁ, DEPOIS, QUE DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE; VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO, VOSSOS VELHOS SONHARÃO, E VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES; ATÉ SOBRE OS SERVOS E SOBRE AS SERVAS DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO NAQUELES DIAS”.




No dia dos pais, domingo, 18 de junho de 1995, o fogo caiu na “Igreja Assembleia de Deus de Brownsville”, na Rua West Desoto na cidade de Pensacola: esta cidade fica localizada no Estado Americano da Flórida- EUA. O Avivamento teve a duração de cinco anos, de 1995 até o ano 2.000.
O Pastor líder neste Avivamento foi John Kilpatrick, que após o Avivamento tornou-se um Pastor itinerante, pregando em várias igrejas sobre diversos temas, mas com prioridade sobre o Avivamento de Pensacola. Imaginem a experiência espiritual que este servo de Deus possui. Logo após, o segundo homem deste Avivamento foi o Evangelista Steve Hill. Naquele domingo pela manhã na Igreja de Pensacola, um visitante que era o Evangelista Steve, pregou a palavra, ele tinha experimentado uma renovação espiritual, depois de receber oração na Inglaterra de um Pastor Anglicano que tinha recebido a “Benção de Toronto”, ou seja, o Avivamento de Toronto”. Umas das características fortes do Avivamento de Pensacola foram às pregações ungidas deste Evangelista.

Preparação para o Avivamento segundo o Pastor John Kilpatrick:

a) Passaram dois anos em oração aos domingos à noite para acontecer o Avivamento.

b) Só oravam por isso especificamente, não haviam outros pedidos de orações, e por isso o Pastor John, teve que quebrar a resistência da igreja, porque eles queriam orar por outras causas, além disso, teve que conscientizar a igreja e ter o apoio deles na missão que Deus deu a ele sobre o Avivamento. Muitos não acreditavam, duvidavam do Avivamento, mas o Pastor seguiu a direção de Deus, afinal ele era o Anjo da igreja. Toda vez que Deus levanta homens com a revelação de “Abrir os Selos do Avivamento”, muitos membros das igrejas não acreditam, e estes que não acreditam são verdadeiras pedras de tropeço para a obra. Em muitos Avivamentos o Pastor líder tem que chamar estas pessoas para conscientizá-las do evento que se aproxima, e se não houver mudanças na percepção destas pessoas, pedir para as mesmas procurarem outras igrejas para congregar. É difícil a missão de um Avivalista.

c) Houve um crescimento de 21% na frequência de pessoas nas orações, sendo que a igreja tinha 1.700 membros.

d) A Igreja tinha uma boa equipe de louvor e uma boa orquestra, com todos os principais instrumentos, piano, guitarra, bateria, etc. Eles gastaram 45 mil dólares para ter todos os instrumentos. O Pastor John queria alguém para tocar metal, fez um convite na igreja, mas ninguém apareceu, então tiveram que contratar um jovem rapaz trazendo-o de Mobile que é uma cidade do Estado do Alabama, distante a 85 km ou 1 hora de carro de Pensacola.

O Pastor esclareceu para a Igreja o que é oração, profecia e benção, o qual descrevo para vocês: 
Oração: é solicitar a Deus para que haja uma intervenção divina, é fazer uma petição que Deus nos ajude. Devemos orar até que as vitórias venham. 
Profecia: falando do futuro e trazendo o presente. 
Benção: é um favor divino, uma dádiva divina, é o ato de desejar boas coisas a alguém. Sempre levantar a mão direita para abençoar e quem recebe levantar a mão direita para receber. Exercícios Espirituais: neste momento que você esta lendo esta pregação “Eu Pastor Cláudio Navarro abençoou a sua vida, com saúde, sabedoria, conhecimento, amor, paz, longanimidade, bondade, mansidão, domínio próprio, prosperidade e fidelidade aos seus Pastores, aonde você congrega”.

e) Deus falou com o Pastor John, e ele pediu perdão para a esposa, para o filho e para o Pai. O líder de um Avivamento tem que estar em paz com a sua família. Teve também a revelação de orientar toda a membresia da igreja para fazer uma vez por mês a “Ceia da Família”, onde o chefe da família liderava a Ceia do Senhor, na sua casa, tendo como base no texto bíblico de 1ª Coríntios 11:23:32. Detalhe importante: orientou a membresia da igreja a orar em suas casas, por todos os compartimentos repreendendo as maldições e abençoando a casa. Mandou também abençoar toda a igreja, nos mínimos detalhes, cadeiras, púlpito, equipamentos de som, instrumentos musicais, berçário, departamentos juvenil, infantil, etc. Revelação: “Abençoar traz a multiplicação”, veja o texto de Mateus 14:17-21 > A primeira multiplicação de 5 pães e 2 peixes, que multiplicados pela benção de Jesus alimentaram cerca de cinco mil homens , além de mulheres e crianças.
Avivamento que começou no culto de Domingo em 18 de Junho de 1995, teve início às 9:00 horas e terminou às 16:00, portanto foram sete horas de culto, e neste período 173 pessoas foram batizadas no Dom do Espírito Santo, além de curas, milagres, e muitos arrependimentos. Neste período do Avivamento 150.000 pessoas aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Quatro milhões de pessoas entraram pelas portas da igreja, e em poucas semanas após o início do evento espiritual, 97.000 pessoas, entre homens, mulheres, meninos, meninas, adolescentes, amigos, avós, vizinhos, colegas de trabalho e parentes visitaram pela primeira vez uma igreja evangélica.
Milhares de pessoas foram curadas de suas doenças e enfermidades, onde podemos destacar a cura do câncer, portanto houve milagres, sinais, prodígios, maravilhas. Muitos se arrependeram da vida que viviam e se converteram e muitos convertidos mudaram seu viver para um muito melhor de qualidade. Muitos caíram no poder de Deus, foram batizados no Dom do Espírito Santo, falaram novas línguas, receberam vários dons, etc.
Os cultos aconteciam 4 ou 5 vezes por semana e se faziam longas filas para adentrar na igreja, que recebia por noite 5.500 pessoas durante 5 anos. Imaginem........ Isto totaliza de 3 a 4 milhões de pessoas. Com a multidão frequentando os cultos, a direção da igreja começou a comprar casas e derrubar para aumentar o estacionamento que ficou pequeno para abrigar todos os carros. Contratou também mais gente para trabalhar na Igreja, chegando a ter 50 ministros com tempo integral. Os índices de criminalidade tiveram grande diminuição na região por causa do Avivamento.
Situação Presente: Atualmente a Igreja em Pensacola, está á beira da ruína financeira, onde acumula cerca de 11.5 milhões de dólares em dívidas. O Santuário tem 2.200 lugares, mas somente 800 membros com 6 pastores ativos a frente da obra. A situação esta assim porque houve uma administração financeira errada. Mas o importante é que houve um grande Avivamento, e como tal certos cuidados tem que ser feitos como não gastar o que não se tem. Lembrem-se do Avivamento da Rua Azusa, começou e terminou sem nenhum prejuízo para ninguém, portanto temos que saber dos nossos limites.
Espero que esta pregação venha estimular você para orar junto conosco pelo Avivamento e quando acontecer, milhares de pessoas serão abençoadas. Os “Selos do Avivamento” estão sendo abertos. 


Vamos perseverar unânimes orando pelo avivamento.


PASTOR CLÁUDIO NAVARRO.
................................................................................................................................................
Resumo da pregação do dia 16 de Fevereiro, Domingo as 19hs na IECO- QE 40/ Conjunto H/ Lote 17- Guará II- DF- Brasil, pelo Pastor Cláudio Navarro.