segunda-feira, 9 de janeiro de 2012



Para: Os Membros da Igreja Evangélica Casa de Oração
De: Pastor Cláudio Roberto Coelho Navarro
Data: 1°/01/2012



Sermão pregado no culto da IECO, na noite de domingo, 08 de Janeiro de 2012,
pelo Pastor Cláudio Navarro.


SAUDAÇÃO,

               Aos santos e fiéis irmãos, membros e visitantes da IECO, é com muita alegria e felicidade, como Pastor desta igreja que transmito a todos as boas notícias, que o ano de 2012 será um ano de restituição de todas as nossas perdas e danos durante o percurso de nossa vida. Portanto temos motivos de sobra para estarmos alegres e cantarmos louvores ao Senhor Deus.

1) MENSAGEM

       Para entender e compreender melhor este sermão estou escrevendo o texto bíblico, pertinente ao assunto, bem como o significado das palavras perdas e danos: 


a) Texto Bíblico: Joel 2:25:
“Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros”.

b) Perdas:
Significa ser ou ficar privado de coisa que se possuía; sofrer a perda; ato ou efeito de perder, privação da presença de alguém que você amava ausência, falta, abandono, cessar de tê-los, de sentir a sua presença (pai, mãe, parentes, namorado, noivo, marido, amigos, etc.). Dano, prejuízo (bens, imóveis, financeiros); deixar fugir uma oportunidade, não aproveitar (um bom emprego, uma nova oportunidade de abrir seu próprio negócio, um bom casamento, uma boa promoção, etc.). Perdas de tempo e de vida com más companhias, maus conselheiros. Desencaminhados no percurso da vida por bebidas, drogas, jogos, prostituição, roubo, casamento errado. Dano de ficar vencido, depois de muito trabalho e lutas, por injustiças. Diante das situações apresentadas tornar-se uma pessoa inútil, confundida, desordenada, frustrada pelas perdas em sua vida, e as vezes estas perdas acontecem simultaneamente, uma após outra, e a pessoa não tem a capacidade de recuperar-se por si só, e precisa de ajuda.

c) Danos:
Significa mal ou ofensa pessoal, prejuízo moral, grande dano que lhe fizeram por calúnias, fofocas, injúrias, inveja, raiva, ira. Injustiças, inverdades, mentiras, traições, etc. Estrago que alguém que passou pela sua vida e arruinou, avariou, danificou, deteriorou, perverteu, destruiu etc.

d) Perdas e danos:
Significa prejuízos sofridos em consequência da concreta diminuição do seu patrimônio e também pela cessação de lucros que normalmente você deveria ter recebido.

e) Restituição:
Significa ato ou efeito de restituir, devolver, fazer voltar, retornar, restabelecer o estado original anterior dos fatos acontecidos em sua vida antes das perdas e danos, restaurar; consertar, reparar, satisfazer, pagar, indenizar, ressarcir suas perdas e danos; restituir algo que você se dedicou, se esforçou, trabalhou, e que te roubaram, te enganaram. A única perda que não pode ser restituída é a morte, e temos que aceitar que isto não pode ser mudado.

2) NÃO HÁ SEGURO
Todos nós em nossa vida diante do significado das palavras apresentadas tivemos perdas e danos, se você parar agora para pensar com certeza, todas elas somadas foram significativas. O homem é inteligente, criativo, e criou vários tipos de seguro; de vida, saúde, previdência, educacional, seguro-desemprego, residencial, imobiliário, condomínio, de produtos, eletrodomésticos, contra roubos e furtos, transporte, seguro de animais, de carro, náutico, aeronáutico, equipamentos, etc. Mas diante desta imensidão de seguros, não criou um seguro capaz de nos restituir as nossas perdas e danos no lado afetivo, sentimental, onde mais temos dor e que mais sentimos. Não há seguro que pague, o abandono de um marido, de uma esposa, de um filho, de uma noiva no altar, de um jovem que de uma boa criação, sem razão alguma submerge para as drogas, bebidas, roubos, ou aquela moça correta que de uma hora para outra entra no caminho da prostituição, ou aquele casamento errado que todos estavam vendo que não daria certo mas aconteceu e poucos meses depois foi desfeito, ou aquela menina de 15 anos que fica grávida de repente e o pai desaparece. Não há seguro para as injustiças no trabalho, onde muitas vezes somos atropelados por colegas que querem subir custe o que custar e para tanto usam meios ilícitos prejudicando outros tantos. Não há seguro para filhos que são criados longe dos pais, por necessidade ou por abandono. Quantos filhos não conhecem o seu pai, a sua mãe, e que perderam o carinho, o amor, a vida familiar, com certeza não poderão dar de imediato a sua esposa e filhos, pois não receberam; como vão dar se não receberam? E aquele amigo, que era como um irmão, e de repente nos traí, nos rouba, nos difama. Não há seguro para pessoas que passam em nossas vidas e fazem um grande estrago, nos trazendo a ruína, danificando a nossa alma, destruindo os nossos sonhos, nossas esperanças, nossa felicidade, mudando o curso de nossa vida para o negativo, para a frustração, para a dor, para as doenças. Muitas pessoas hoje em decorrência das perdas e danos estão doentes de alma, com depressão, desanimadas, melancólicas, sem esperança, sem reação. Se olharmos para o lado de fofocas, calúnias, invejas, mentiras, traições, injustiças, quantas vezes já passamos por isto, sem entender o porquê ? E as vezes partem das pessoas que mais amamos, que mais estão perto de nós, em quem mais confiamos. Tem horas que é difícil entender o ser humano.

3)CONSEQUÊNCIAS DAS PERDAS E DANOS NAS ÁREAS: ESPIRITUAL, EMOCIONAL E NATURAL.
Todos estes acontecimentos acumulados em nossa vida refletem no nosso comportamento no dia a dia e como refletem! Vou fazer uma lista para você ver as consequências destas perdas e danos: Desânimo, isolamento, solidão, insônia, ansiedade, depressão, sentimento de culpa, raiva, auto-condenação, medo, angustia, rejeição, abandono, incapacidade, doenças, dores no corpo, tensão, temor, fatiga, síndrome do pânico, cansaço, baixa autoestima, conflitos interiores, vingança, ódio, sem esperanças na vida, falta de amor próprio e com os outros, intolerância, hostilidade, revolta, rejeição, atitudes negativas, derrotista, frustrações, crises nervosas, endurecimento do coração com tudo e com todos, sofrimento constante, etc.

4) DIREÇÕES PRÁTICAS PARA A SUA RESTITUIÇÃO, DE NOSSA RESPONSABILIDADE.
Se até hoje você perdeu muito com as perdas e danos, chegou o tempo de acordo com a vontade de Deus, de sermos restituídos. Eis alguns passos a serem seguidos: Tirar do coração as perdas e danos, através da oração, jejum, frequência aos cultos da igreja e envolvendo-se em suas atividades, leitura da Bíblia e Aconselhamento Pastoral. Estabelecer novos objetivos na vida. Enfrentar as mudanças e agir. Ativar o seu espírito que você será restituído em tudo, porque Deus assim o quer. Perseverança constante até chegar a vitória. Aceitar a companhia dos membros da igreja, como ajudadores no seu processo de mudança. O texto Bíblico que vos recomendo para esta restituição é: Isaías 43:18-19: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.

5) DIREÇÕES DE DEUS PARA A NOSSA RESTITUIÇÃO:
JOEL 2:23-25 > Versículo 23: Assim como naquele tempo a 750 a 850 AC, como o povo Israelita, ou filhos de Sião, Deus quer nos restituir em 2012 de nossas perdas e danos. Para começar a característica do povo escolhido de Deus, cuja vida gira em torno da igreja e de tudo que a envolve deve ser de alegria e regozijo. E o motivo desta alegria é a abundância de chuvas, mostrando que as promessas de Deus são certas, como é certa para nós a restituição. A chuva temporã ou chuva de outono, será bem vinda pois vai romper um ciclo em nossas vidas de perdas e danos. Também significa a intervenção salvadora de Deus em favor do seu povo com quem se comprometeu que somos nós. Também significa que Deus é um mestre como “ensinador de justiça”. A chuva serôdia cai na primavera, geralmente em março e abril, ambas as chuvas representam a generosidade e regularidade que Deus tem por todos nós.
Versículo 24: As eiras: significa porção de terreno liso e duro, ou laje, em que se secam, debulham e limpam cereais e legumes, no caso o trigo. Os lagares: significa tanques onde se espremem e se reduzem a líquido certas frutas, no caso uva e azeitona. Isto significa dizer para nós que haverá muita fartura em nossas vidas em 2012. Aqui estão desfeitos os prejuízos em nossas vidas, os seus silos que foram esvaziados pelas perdas e danos, serão repletos, cheios a ponto de transbordar. O recipiente transbordante é uma figura que simboliza a prontidão de Deus para a restituição.
Versículo 25: Restituirei significa literalmente: devolverei, uma expressão jurídica que designa a compensação plena, total pelos prejuízos ocorridos. Neste texto o profeta descreve a relação entre o quadro de restauração e a cena de danos, bem como o caráter milagroso de restauração de Deus, tanto em rapidez quanto em alcance. Deus esta intervindo em nosso favor.
Versículo 26: Vamos ter abundância e fartura em 2012, e a nossa resposta como povo de Deus será louvarmos o nome do Senhor. E Deus não vai nos deixar envergonhado como seu povo, afinal nós servimos a um Deus, que ouve, que fala, que responde, que age. Nossas ofertas de gratidão podem ser expressas nos Salmos 66.
Versículo 27: Há uma aliança de Deus conosco, e Ele esta nos solicitando como seu povo, a reconhecer que Ele esta presente no nosso meio. Lembre-se que Deus é a única pessoa que pode nos restituir de tudo tivemos de perdas e danos.


DIREÇÃO PASTORAL
                  Deus é a única pessoa que pode nos restituir de tudo, de nossas perdas e danos e consequências destes acontecimentos. Creia com fé que chegou o tempo de nossa restituição total e absoluta e 2012 é o ano escolhido por Deus para tanto. Deus vai agir, prepare-se, Ele preparou e construiu um “cenário profético”, onde nós seremos abençoados.