terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“TOME POSSE DO QUE DEUS TE DEU”

JOSUÉ 1: 10-11
“Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo arraial e ordenai o povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para possuirdes.

Mensagem
          
      Com o livro de Josué, começamos a segunda divisão do Antigo Testamento, os livros Históricos. Nenhum livro inspira mais coragem e dá mais sabedoria ao soldado da cruz, do que o livro de Josué. Este livro é repleto de verdades espirituais.
Josué é o livro da Conquista ou o Campo de Batalha da Herança de Canaã. Ele relata o estabelecimento dos Filhos de Israel em Canaã, como prova de fidelidade de Deus no cumprimento da sua promessa a Abraão. Deus chama Abraão e lhe faz promessas. Qual foi a promessa? Vamos ler o texto no livro de Gênesis 12: 1-2: “Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.”

Josué

O livro de Josué leva o nome de Josué, o herói da grande conquista. Josué significa a salvação de Deus.

Moisés e o seu chamado
  • Tirou o povo de Deus da escravidão, e Josué o conduziu a terra da promessa.
  •  Atravessou o mar vermelho.
  • Libertou Israel da escravidão.
  • Deu uma visão de fé.
  • Falou de uma herança.
Moisés havia morrido e Josué completa o que Moisés começou. Deus nunca deixa sua obra inacabada. O projeto de Deus para o povo precisava se completar.

Josué
  •  Atravessou o Rio Jordão.
  • Conduziu Israel á vitória.
  • Os conduziu a uma vida de fé.
  • Os levou à posse da terra prometida.
Josué foi preparado por Deus

         Deus estava preparando Josué por muito tempo. Ele nasceu na escravidão do Egito, mas Deus o libertou e o fez um colaborador de Moisés. Josué sempre foi valente. Vejamos o que Deus disse para Josué, está escrito no livro de Josué 1: 2, 5 e 9: “Moisés, meu servo, é morto: dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como foi com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor; teu Deus, serei contigo por onde quer que andares.” 
Podemos imaginar uma multidão de cinco milhões de pessoas ansiosas, esperando para entrar na terra há tanto tempo prometida. Você pode imaginar as filas e filas de tendas aguardando a ordem de partida de Josué? Ele mandou homens por todo o acampamento para informá-los, que em três dias atravessariam o Jordão, e que se preparassem para a jornada.

Vamos citar algumas palavras importantes e enfatizadas pelo Senhor á Josué:
  • Assente o pé: Josué 1:3 está escrito: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.”
  • Tome a terra toda: Josué 1:4 está escrito: “Desde o deserto e o Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.”
  • Esteja em movimento, rumo á vitória: Josué 1:2 está escrito: “Moisés, meu servo, é morto, dispõe-te agora, passa este Jordão.”
  • Tome a espada: Josué 1:8 está escrito: “Não cesses de falar deste Livro da Lei.”(Torá).
  • Entrar e tomar posse: Josué 1:11 está escrito: “...Para que entreis na terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes.”
  • Obediência: Josué reuniu os oficiais e deu-lhes as minuciosas instruções. Eles disseram: Josué 1:16 diz: “Tudo quanto nos ordenastes faremos, e aonde quer que nos enviares iremos.”

Direção Pastoral

    Amados, Deus cumprirá todas as suas promessas em nossas vidas. Assim como Ele cumpriu com o povo hebreu, vai cumprir conosco. Vamos prosseguindo, avançando e chegaremos á nossa terra prometida, que será:
  • Planejamento Estratégico 2012: “Se abriram os céus”, Ezequiel 1:1. Creia que em 2012 os céus vão se abrir para você, em todas as situações.
  • Palavra Profética para 2012: “2012 Será o ano da restituição”. Deus vai te restituir de tudo o que você perdeu durante toda a tua vida.
Nós devemos confiar em Deus que não falha. Faço uma observação importante, tudo isso vai ocorrer para aqueles que dizimarem e ofertarem fielmente na Igreja.
Cantem com alegria, 21012 já é um ano abençoado.
  
__________________________________________________
RESUMO DA PREGAÇÃO REALIZADA NA IECO- IGREJA CASA DE ORAÇÃO EM BRASÍLIA-DF., DIA 15 DE JANEIRO DE 2012, PELO PASTOR CLÁUDIO NAVARRO.