domingo, 29 de janeiro de 2012

“Qual é o valor que você atribui á Deus?

Texto Bíblico: I Crônicas 16:11.
"Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença."

Objetivo Central

      Esta pregação tem por objetivo revelar qual o valor que atribuímos á Deus quando O buscamos. Vamos aprender sobre dois tipos de motivação religiosa que nos impulsiona buscar á Deus, como se processa na vida das pessoas quando são despertadas e chamadas para se aproximarem de Deus.
O ser humano está sempre em busca de algo para se completar, para ser feliz, para conquistar e podem ocorrer em qualquer época, idade, em qualquer lugar, cidade e nação.
Vamos compartilhar, como estas pessoas buscam á Deus e qual é o real interesse delas, ou seja, qual valor elas atribuem quando buscam Deus?
Somos indivíduos e possuímos uma característica originada pela nossa formação familiar. Na nossa criação, foram incutidas valores, cultura, modelos de conduta e educação que contribuíram para estruturar a nossa característica, como pessoa.
Esta história individual é que estabelece nossa formação de personalidade. O tipo de motivação que temos e vivemos hoje quando buscamos á Deus tem origem e influências advinda dessa formação. São parâmetros e são transferidos naturalmente para nossa vida espiritual.  

Existem 2 tipos de motivação religiosa para buscar á Deus:

Motivação significa: Exposição de motivos. Ato ou efeito de motivar, despertar o interesse, incentivar, estimular.  

1º)  Motivação Religiosa Extrinseca.
Extrínseco significa: que não integra a essência de uma coisa ou pessoa. Externo; exterior.


2º)  Motivação Religiosa Intrinseca.
Intrínseco significa: Que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa. Que está dentro de uma pessoa ou coisa; interior; interno

Vamos agora falar individualmente sobre este dois tipos de motivação:

1º) Motivação Religiosa Extrinseca:
a) Este tipo de motivação, são compostas por pessoas que usam a religião, usam Deus para o seu próprio benefício.
b) Elas consideram a religião útil em vários aspectos: para o seu conforto material, financeiro, consolo nas aflições, vida social, emprego e casamento.
c) Esta motivação é gerada para benefício próprio, para objetivos imediatos que a pessoa determina para ela.
d) Estas pessoas usam Deus com interesse para conquistar bens materiais, poder aquisitivo para que elas possam se sentir felizes.
e) Desejam Deus apenas como um meio para atingir algo mais. Metas com base em seus valores pessoais, as suas vontades.
f) Usam Deus para as suas emergências e necessidades: enfermidades, área financeira, perdas de familiares, separação, vícios, etc. 

A motivação religiosa extrinseca traz consequências:

a) São pessoas que não possuem uma aliança e nem compromisso com Deus. 
b) Quando os seus problemas são solucionados, elas se afastam de Deus. Deus é o seu mordomo, é o seu empregado. Elas é que determinam o que Deus deve fazer, com base na sua vontade. 
c) Revoltam-se com Deus quando Ele não realiza o que elas desejam.
d) Quando oram á Deus elas dizem: Senhor! EU quero, EU preciso, EU desejo, esta é a minha vontade. Petições egocêntricas, egoístas.    Pessoas que pensa em si mesma, elas não conseguem ter a visão do verdadeiro plano de Deus na sua vida. 
e) Ela muda só exteriormente, fica alegre quando tudo vai bem.  Usam Deus e O busca somente nos momentos de crises familiar, conjugal, profissional, material, perdas de entes queridos. Usa Deus por necessidade, status e posição social.
       
      James Pratt, 1904, pesquisador e filósofo. Em sua pesquisa sobre o valor que é atribuído á Deus, detectou a falta de interesse das pessoas quanto aos atributos de Deus. Considera que as pessoas não estão interessadas no que Deus é, e sim no que Ele pode realizar para elas.
Esta motivação desvia o coração da pessoa do verdadeiro sentido da salvação, porque alimenta somente os valores materiais, emocionais e não proporciona uma mudança interior. 




2º) Motivação Religiosa Intrinseca.
Estas pessoas vivem Deus, praticam a palavra de Deus. Crescem interiormente. São transformadas, pois o seu coração está em Deus e não nas coisas materiais e passageiras. Está escrito na parábola do semeador, no livro de Mateus 13:8:..."caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.”
As pessoas que são motivadas intrinsecamente aplicam a religião com a finalidade em si, interiorizam Deus. A finalidade de viver Deus é o primeiro mandamento e encontra-se no livro de Deuteronômio 6:4-9[Shemá]; Mateus 22:37 está escrito: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.

A motivação intrínseca proporciona vários benefícios:

a) Obtêm benefício para a sua saúde mental e emocional;
b) Estas pessoas possuem um alto comprometimento com Deus. Possuem maior discernimento do que as pessoas com motivação extrínseca.
c) Estas pessoas se entregam, pois conhecem o verdadeiro significado de Deus. Elas vivem Deus e são usadas por Deus.
d) Elas buscam o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça divina. Mateus 6:33.
e) Este tipo de motivação proporciona mudanças internas: curas da alma, regeneração, transformação e a salvação eterna.
f) O mundo passa a ser relatado e vivenciado de forma diferente.
g) Os seus valores são pautados pela palavra de Deus. As escrituras Sagradas é que regem a sua vida, os seus pensamentos, as suas decisões, e os projetos determinados por Deus.
h) Estas pessoas que vivem nesta “ligação vertical,” são mais maduras espiritualmente e crescem
i) É uma motivação interna que não se vêem com olhos humanos, mas com os olhos espirituais.
j) Elas são posicionadas, determinadas e entregues totalmente á Deus.
          


Blaise Pascal
Cientista matemático, físico, gênio da matemática.  Inventor da máquina Aritmética. Realizou muitas descobertas na área da matemática e da física. Nasceu em 1623. Sempre lia estudos religiosos desde pequeno. Com 31 anos teve um encontro real com Deus, uma experiência religiosa com Deus, segundo relatos, por 2 horas. A partir desta experiência, ele descobriu que Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Após a sua conversão, ele sempre relatava em seus escritos que:  
·   “Sem Cristo o homem está no vício, na miséria, no desespero e vive na obscuridade; Com Cristo, está na felicidade, na virtude e na luz”.
·  “O homem só sente que Deus existe quando experimenta cruelmente a sua ausência”.
·   “Encontrar Deus é mudar de vida, é esquecer tudo, menos o próprio Deus”.

Reflexão
Qual é a sua real motivação de buscar á Deus? de estar na Igreja? Qual é o real valor que você atribui á Deus?

     Aquelas pessoas que estão posicionadas intrínsecamente com Deus, devem permanecer nesta direção, como está escrito no livro de Mateus 6:33 diz: “Buscai pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas.” Automaticamente as bençãos materiais serão acrescentadas na vida dessas pessoas. Enquanto que as pessoas motivadas a buscar  extrinsecamente á Deus, precisam se despertar urgentemente e voltar ao primeiro amor, na visão certa do Reino de Deus. Você precisa entregar o seu coração completamente para Jesus Cristo, para desenvolver sua vida de salvação. Esta é a visão correta para sua vida. Cristo  veio para nos salvar e nos conduzir para eternidade. Ele é o modelo que devemos imitar e seguir todos os dias da nossa vida. Focalize Jesus, como o centro da sua vida, e na caminhada Ele vai acrescentando e dando condições saudáveis para realizar seus sonhos e cumprir as promessas. 
A ORDEM BÍBLICA É: 1º TER UMA MOTIVAÇÃO RELIGIOSA INTRINSECA E EM 2º LUGAR VIRÁ A MOTIVAÇÃO RELIGIOSA EXTRINSECA NATURALMENTE. SUA VIDA FICARÁ NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.



COM AMOR ÁGAPE,
PASTORA ROSMARIE NAVARRO

RESUMO DA PREGAÇÃO REALIZADA DIA 29.01.12, NA IECO- IGREJA EVANGÉLICA CASA DE ORAÇÃO- GUARÁ II- BRASÍLIA-DF., PELA PASTORA ROSMARIE RODRIGUES DE OLIVEIRA NAVARRO.