domingo, 5 de fevereiro de 2012


“MODELO DE FAMÍLIA QUE SERVE AO SENHOR”

 TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 24:15 b:
"EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR."

Para: Os Membros da Igreja Evangélica Casa de Oração.
Da: Pastora Rosmarie Navarro.
Data: 05.02.12

Saudação

      Aos amados irmãos em Cristo Jesus, que a graça e a paz do Senhor Jesus seja sobre a tua vida e sobre todos os teus familiares.


Mensagem


      Esta mensagem espiritual tem por objetivo, emoldurar um modelo de uma família que serve à Deus.     Inicialmente, é necessário mencionarmos à respeito da formação do homem e da mulher, segundo as Escrituras Sagradas, o primeiro Livro de Moisés chamado Gênesis, que significa “o começo”, no capítulo 2: 7 e 18  retratam este acontecimento que diz: Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. A primeira família instituída por Deus foi formada por  Adão e Eva sua varoa.
    A família é formada por pessoas aparentadas, que vivem em geral, em mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. Pessoas do mesmo sangue. É uma comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos dessa união.
   Estou relacionando 9 pontos que caracterizam um modelo de família que serve ou que deseja servir á Deus, as etapas são as seguintes:

1º) Entregar o seu coração à Jesus para obter a sua salvação e vida eterna
Cada membro da tua família precisa tomar esta decisão, pois a salvação é individual.
No livro de Romanos 10: 9-10 diz: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da Salvação. É por isso que este ato deve ser feito individualmente, você tem o livre arbítrio de tomar esta decisão na sua vida.

2º) Realizar o Batismo nas águas.
O batismo nos leva para arrependimento do nosso passado, sepultando a nossa  velha natureza. É um ato de fé e inesquecível para nós. Temos como grande exemplo o batismo de Jesus, que se encontra no livro de Mateus 3: 13-17.

3º) Iniciar uma nova vida em Cristo Jesus.
Esta transformação é individual, em Romanos 12:2 exemplifica esta orientação para nós: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Para que esta etapa se inicie na sua vida, é necessário que você se dedique frequentando os cultos da sua igreja, palestras, vigílias, grupo de oração e participe da Escola Bíblica Dominical e outros trabalhos que a sua igreja esteja realizando.

4º) Ouvir e praticar a palavra de Deus.
A epístola de Tiago 1: 22 nos exorta dizendo: Tornai-vos praticantes da palavra e não ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. O valor, a importância e a utilidade das Santas Escrituras encontra-se no livro de 2 Timóteo 3:16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. A Escritura Sagrada é uma bússola para conduzir, orientar a sua vida em todas as áreas. Lâmpada para o meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos (Salmos 119:105).

5º) Os vícios devem ser abandonados.
Devemos ter uma ação rápida, e nos  dispor as mudanças nestas áreas, e podemos encontrar esta orientação bíblica no livro de Colossenses 3:5: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão, lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.
O componente da família precisa abandonar  e romper com todos estes vícios do velho homem, se esforçando dia à dia. Buscar e se interessar por adquirir novos hábitos, valores, pensamentos, desejos e comportamentos que agradem à Deus, tendo a palavra de Deus como base para esta mudança, como exemplo podemos citar: substituir estes vícios com outras atitudes cristãs, meditando na palavra do Senhor,  e participando das atividades da sua igreja.

6º) Oferecer as primícias para Deus.
O livro de Provérbios 3:9 nos ensina: Honra ao senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. Devemos obedecer á Deus, no que concerne aos dízimos e ofertas (Malaquias 3:6-12).
Ofereça também á Deus as primícias do seu tempo para orar, meditar nas Escrituras Sagradas e na realização dos trabalhos  que você já desenvolve na obra de Deus.

7º) Confiar  e ter esperança em Deus.
O profeta Jeremias evidencia no capítulo 17, versículo 7 que: Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. A família que confia e espera no Senhor, recebe da parte de Deus a proteção, livramentos, vitórias, promessas, consolo, suprimentos, conselhos, respostas, curas, libertação, restauração,etc. Confie no Senhor.

8º) Realizar Culto doméstico com a família.
O livro de Deuteronômio 6: 4- 9, reforça sobre a importância da família estar reunida em torno da palavra de Deus, aprendendo, ensinando e inculcando-a no coração dos teus filhos. Cultive a palavra de Deus dentro da sua casa realizando estes cultos domésticos com louvores, orações e leituras da palavra de Deus. Defina um dia da semana para que todos participem. São momentos onde a família se reunirá, trazendo propósitos individuais ou familiares para serem conquistados, por exemplo: abertura de portas de empregos, casa própria, solução de problemas de  saúde, sucesso  nos estudos, no trabalho, nas finanças, etc. A unidade espiritual e familiar é a chave da vitória.

9º) A família espiritual de Jesus.
Segundo o livro de Mateus 12: 46-50, relata as palavras de Jesus, enfatizando que todo aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. Entre para o Reino de Deus e faça parte também da família espiritual do Senhor. 

          Que esta mensagem e conselhos pastorais sejam escritos na tábua do teu coração e de todos os seus familiares. E assim poderemos falar com grande alegria: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
Que a paz de Cristo esteja em vossos corações para todo o sempre. Com amor ágape.
  
Pastora Rosmarie Navarro.
 .................................................................................................................................................................RESUMO DA PREGAÇÃO REALIZADA DIA 05.02.12, AS 19HS NA IECO, PELA PASTORA ROSMARIE NAVARRO.