terça-feira, 10 de julho de 2012

"Três Deveres Principais"
Texto Bíblico: 1° Timóteo 4:11-13

Ordena e ensina estas coisas. Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

Querido Leitor

Este sermão foi preparado para uma reflexão espiritual de impacto, sobre os princípios e  ensinamentos do Apóstolo Paulo á Timóteo junto á Igreja de Éfeso, que nos dias atuais foram esquecidos e ou substituídos por outras atividades nas Igrejas.
Mensagem

     Esta Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo, foi escrita entre 62 a 67 d.C, possivelmente na Macedônia ou na Grécia.Timóteo, ou Timotheus, era uma pessoa notável, seu nome significa  "honrar ou adorar a Deus", e seu caráter era uma mescla  de afeto e fidelidade. Paulo tinha amor ágape por Timóteo e admirava seus grandes e extraordinário traços de personalidade. É importante saber que o Apóstolo Paulo foi o instrumento para a conversão de Timóteo, por isso foi chamado de pai espiritual de Timóteo, portanto eles se conheciam bem.
Timóteo estava a frente da igreja de Éfeso, que estava sendo atacada por poderosas forças externas e homens perversos tinham se infiltrado na comunhão cristã, com falsos mestres, professores em entendimento, etc. Sobre a cidade de Éfeso era asiática, de cultura oriental, e estava sob o governo grego, sendo que a cultura helenista substituiu a oriental. A deusa asiática do templo recebeu o nome grego de Artemis. A cidade era o centro comercial da província, que ficava situada no rio Cayster, a atual Turquia. Havia um templo de Diana, termo latino para Artemis, famoso lugar no mundo inteiro como lugar de adoração, banco, museu e santuário para os criminosos que buscavam refúgio. Vocês podem imaginar o árduo trabalho que Timóteo tinha pela frente.
Esta Epístola contêm diretrizes, orientações sobre a administração eclesiástica e o culto público.
      Paulo alcançou grande fama como professor em Éfeso, na sua primeira visita registrada na cidade, impressionou os judeus com seus argumentos e na época insistiram para que ele ficasse mais tempo. Ele prometeu voltar e voltou. Passou três anos ensinando na sinagoga, na escola de Tirano e de casa em casa. Foi Paulo que lançou a primeira campanha eficaz contra a adoração pagã de Diana. Portanto esta Epístola de Paulo, tinha um valor muito grande, pois conhecia bem a igreja de Éfeso.
          Os três pontos chaves de direção a Timóteo, nos cultos públicos em todas as igrejas de Éfeso e arredores foram:

1°) Leitura Pública das Escrituras
Semelhante como nas sinagogas, com a leitura da lei e dos profetas, mas adicionando porções do Novo Testamento em desenvolvimento. Podemos aplicar a semelhança de tal fato no livro de Neemias 8:1-12, onde Esdras o sacerdote e escriba, lê publicamente o Livro da Lei, no caso a Torá junto ao povo.
Irmãos a leitura da palavra tem um poder muito grande, basta você ler com atenção, em ambiente silencioso, e você verá o que vai acontecer.

2°) Exortação ou Pregação
A palavra exortação significa advertência, conselho e encorajamento. No caso de advertência pode ser contra  erro em doutrina e moral.
A palavra pregação significa instar ou exortar. Timóteo não devia apenas ler publicamente as Escrituras, mas também basear suas exortações urgentes nas escrituras lidas. Nas pregações estão incluídas as exortações, as advertências, os conselhos e o encorajamento.

3°)Ensino
Timóteo deveria ensinar a igreja, as doutrinas, a moral, a ética, a oração e trazer esclarecimentos sobre assuntos difíceis e dúbios. O culto divino deveria ser esclarecedor, com muita exortação e ensino.

Faça um paralelo entre os cultos atuais dos nossos dias, com os cultos da igreja de Éfeso em 65 d.C, e tire as suas conclusões.

Com amor ágape,
Pastor Cláudio Navarro
______________________________________________
Resumo da pregação realizada na IECO,Domingo no dia 8 de Julho de 2012 pelo Pastor Cláudio Navarro.