quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"AVIVAMENTO PENTECOSTAL DA RUA AZUSA"
TEXTO: ATOS 2:1-4

RUA: AZUSA, NÚMERO 213- LOS ANGELES - CALIFÓRNIA- EUA.
INÍCIO: 9 DE ABRIL DE 1906.


SAUDAÇÃO, 

         Aos leitores, dando continuidade sobre o tema de Avivamento, preparei uma mensagem sobre o Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles. É muito importante conhecermos as etapas de trabalho que realizaram, e os seus resultados benéficos desta dedicação. Faça parte do corpo de Cristo que almeja o avivamento na nossa nação! 

TEXTO BÍBLICO: ATOS 2:1-4.
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
MENSAGEM 

         O avivamento da Rua Azusa, iniciou-se no dia 9 de Abril de 1906 e durou 3 anos. A localização da Igreja Missão da Fé Apostólica, onde tudo começou foi na Rua Azusa, número 213, na cidade de Los Angeles-Califórnia-EUA.
Este avivamento aconteceu de verdade, os meios de comunicação da época publicaram muitas matérias à respeito dele. 
        Tudo começou em Janeiro de 1901 na Escola Bíblica Betel em Topeka, Kansas-EUA, logo após terem estudado a Bíblia e passado horas em oração, diversos alunos experimentaram a glossolalia ou seja falar em línguas. Agnes Ozman foi a primeira pessoa a ter esta experiência e depois os demais alunos e o professor Charles Fox Parham. Este professor e Evangelista ensinava que havia três obras da graça disponíveis para os crentes:

1) Salvação.
2) Santificação.
3) Batismo do Espírito Santo com "evidência bíblica" de falar em outras línguas. 
Neste período William Seymor estava viajando pelos E.Unidos em busca de uma vida melhor.
Parham dava aulas bíblicas sobre convicção, arrependimento, santificação, cura, e o Espírito Santo em suas diversas operações, dons, profecias e sobre o livro de Apocalipse.
       Em 1905 William Seymor viajou para Houston, Texas pois procurava por parentes, neste lugar ele frequentou uma igreja da Santidade composta por negros e pastoreada por Lucy Farrow, que mais tarde de muda de para Kansas City para trabalhar como governanta e cozinheira na casa de Charles Fox Parham.
William Seymor era fiel aos cultos de Parham e às aulas da escola bíblica, mas devido a segregação racial da época, Seymour tinha que ficar fora da aula e ficava próximo da entrada da sala enquanto ouvia Parham e outros ensinarem.
        A Casa de Richard e Ruth Asbery, estava localizada na 214 Bonnie Brae Street, em Los Angeles, havia ali um grupo de oração e adoração que se reunia nesta casa e posteriormente faziam cultos. Em 9 de Abril de 1906 começou o derramamento do Espírito Santo, sendo batizado Edward Lee e começou a falar em línguas, após Seymor ter orado por ele. Seymor pregou o texto bíblico de Atos 2:1-4. Jennie Moore que mais tarde se casaria com William Seymor, foi a primeira mulher em Los Angeles a receber o batismo do Espírito Santo, após o batismo começou a tocar piano e a cantar em línguas sob o poder de Deus sem nunca ter aprendido a tocar este instrumento.
A casa dos Asbury ficou pequena diante das multidões e logo ocuparam o quintal da casa. As pessoas caíam sob o poder de Deus, clamavam, até  que o chão da casa cedeu, neste lugar muitos foram batizados no poder do Espírito Santo e doentes ficavam curados e pecadores eram salvos.

Pastor Cláudio Navarro
...........................................................................................................................................
Resumo da 1º parte do Sermão de Domingo, datada em 16.09.12, realizado na IECO- Igreja Evangélica Casa de Oração- Brasília-DF, pelo Pastor Cláudio Navarro.