domingo, 31 de março de 2013


SERMÃO 225


“FORAM TOCADOS: MAS NÃO MUDARAM, NÃO SE TRANSFORMARAM”.

Texto Bíblico: Lucas 4:16-21. 
 





Saudação,

          Querido leitor, esta pregação é didática, tem objetivos de libertação, de aumentar a sua fé, de levá-lo a pensar em sua salvação, bem como acrescentar crescimento espiritual na sua vida e despertando-o para um avivamento pessoal legítimo.

                             Texto Bíblico: Lucas 4:16-21:
INDO PARA NAZARÉ, ONDE FORA CRIADO, ENTROU, NUM SÁBADO, NA SINAGOGA, SEGUNDO O SEU COSTUME, E LEVANTOU-SE PARA LER. ENTÃO, LHE DERAM O LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, E, ABRINDO O LIVRO, ACHOU O LUGAR ONDE ESTAVA ESCRITO: O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, PELO QUE ME UNGIU PARA EVANGELIZAR OS POBRES; ENVIOU-ME PARA PROCLAMAR LIBERTAÇÃO AOS CATIVOS E RESTAURAÇÃO DA VISTA AOS CEGOS, PARA PÔR EM LIBERDADE OS OPRIMIDOS, E APREGOAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR. TENDO FECHADO O LIVRO, DEVOLVEU-O AO ASSISTENTE E SENTOU-SE; E TODOS NA SINAGOGA TINHAM OS OLHOS FITOS NELE. ENTÃO, PASSOU JESUS A DIZER-LHES: HOJE, SE CUMPRIU A ESCRITURA QUE ACABAIS DE OUVIR.

Mensagem
  
       Por que é tão importante falarmos e escrevermos deste assunto? Porque muitos crentes foram e são tocados por Jesus, mas no decorrer do tempo, faltam aos cultos, não dão satisfação, não obedecem às direções dos Pastores, são autossuficientes, arrogantes, outros ficam na igreja por um tempo, depois desaparecem, e voltam a frequentar a igreja, mas não mudaram a sua vida, não se transformaram conforme nos orienta a palavra de Deus. Não moldou a sua vida a essa nova crença que é o cristianismo, portanto não são novas criaturas. Lembrando sempre que estas ovelhas dão muito trabalho aos Pastores e as lideranças das igrejas.
Esta pregação é para o nosso coração onde muitas vezes há um inútil ceticismo que significa dúvidas sistemáticas e renúncia a qualquer certeza, duvida de tudo, descrente, o que nos leva muitas vezes a não sermos transformados, conforme a vontade de Deus.

Adiciono alguns textos bíblicos ao tema, para criar uma massa acrílica de conhecimento, para pautar esta pregação e você visualizar melhor o entendimento da situação:

1) No Evangelho de Mateus 6:33 está escrito: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Jesus Cristo no seu sermão do monte, falou desta prioridade em nossas vidas, Ele mesmo pede isto a todos nós. O Reino de Deus deve estar em primeiro lugar, em nossa vida, não em segundo, não em terceiro, mas em primeiro lugar.
Pergunto a você: O Reino de Deus está em primeiro lugar na sua vida? Responda por favor.

2) Em Romanos 12:2: E não vos conformeis com esta século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O Apóstolo Paulo em sua Epístola aos Romanos nos orienta e nos direciona a transformação pela renovação de nossa mente, para que possamos experimentar a perfeita vontade de Deus. Ele pela sua experiência está dizendo para nós, mude já a sua mente, se converta de verdade, passe para um novo estado de graça.
Pergunto a você: Você é uma pessoa transformada segundo a vontade de Deus? Responda por favor.

3) Em 2ª Coríntios 3:18: E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória dos Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Quando nós queremos ser transformados, o nosso rosto é desvendado que significa encontramos a verdade, e esta glória em glória significa que Deus desce a sua glória sobre nós, portando nossa transformação tem o acompanhamento de Deus, que bênção! Aleluia!

4) Em 2ª Coríntios 5:17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Novamente o Apóstolo Paulo, no condicional “se”, fundamente o seu pensamento que se você é nova criatura, as coisas antigas já passaram, e a partir deste momento começa Deus a fazer coisas novas em sua vida.

Pergunto a você
Você é uma nova criatura, conforme o texto acima? Responda por favor.
Voltando ao texto base de Lucas, na Sinagoga não era lugar de louvores nem adoração, e sim da leitura da Torá, e após a discussão do tema apresentado. Jesus Cristo se apresenta na Sinagoga dizendo que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, e que Ele era o Messias esperado. A mensagem de Jesus é dedicada em primeiro lugar para o coração. Há uma guerra silenciosa dentro de muitos corações dos crentes, entre a vida comum e a vida com Jesus. As pessoas se perguntam, este mundo tem tantas coisas para me oferecer, por que eu vou ficar no Reino de Deus? Porque eu creio nas Escrituras Sagradas, eu creio no Senhor Jesus, e creio na vida eterna. É uma decisão de vida. Mas muitos crentes não decidem para valer, e ficam neste empasse entre o mundo e o Reino de Deus, e não se transformam, não mudam. Trazendo prejuízo para si próprio e para a igreja, que convivi com estas pessoas que não estão totalmente inseridas no contexto da igreja. 

Nos nossos dias há pessoas cheias do Espírito Santo e pessoas que estão morrendo nas igrejas, estão mortas, como no texto de Lucas, na Sinagoga.
Há pessoas que vão à frente e pessoas que retrocedem. As pessoas que vão à frente são aquelas decididas e que colocam o Reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas, significa que “você está em terra de crescer e não em terra de morrer”.
Buscar o Reino de Deus com interesses por bens, carro, dinheiro, casa, negócios é porque não há nada no seu coração, mas o correto é buscar Deus de coração quebrantado.

Pare para refletir
Como está o seu coração para com o Senhor Deus? Que tipo de coração você tem? Você foi tocado por Deus? O coração foi tocado e houve a verdadeira transformação? Pense a respeito destas perguntas por que está em jogo a sua salvação.
Quando o coração tem muitas coisas dentro, ele não tem tempo para ouvir Deus. Quando Deus está dentro do seu coração, você fala de Jesus, evangeliza, liberta, cura, abençoa, há uma sincronização entre o seu coração e a sua boca. O coração do homem é o lugar de repouso de Deus, tudo começa no coração. Muitas pessoas se arrependem, mas não mudam, não se transformam, podemos dar o exemplo de Ananias e Safira, leia esta passagem no livro de Atos 5:1-11.

Direção Pastoral

          O avivamento começa com a revelação interna da presença de Deus no seu coração. Deus só vai avivar o seu coração se você permitir e quiser. O coração transformado pode suportar o poder de Deus. A transformação acontece no coração. O seu coração está aberto com cautela ou aberto com inocência?
Como Pastor eu te peço, permita Deus, Jesus e o Espírito Santo agirem no seu coração e seja transformado, assim você será uma nova criatura que vai agradar a Deus, e estará lutando pela sua salvação.

Pastor Cláudio Navarro.

.................................................................................
Resumo da pregação do dia 31.03.13, Domingo as 19hs, na IECO, pelo Pastor Cláudio Navarro.