domingo, 17 de março de 2013




TEMA: 
“IDENTIFICANDO E DERROTANDO OS 7 INIMIGOS”
Texto: Josué 3:9-10


      SAUDAÇÃO,

                Querido leitor, dando continuidade na pregação sobre a passagem do Jordão, ministrada no dia 10 de Março de 2013, pelo Pastor Cláudio Navarro. Nesta mesma noite, Deus revelou á Igreja que todos nós estávamos iniciando "um novo ciclo" em nossas vidas. Continuando o texto de Josué, segue abaixo o resumo da pregação do dia 17 de Março, sobre o tema: Identificando e derrotando os 7 inimigos que habitavam em Canaã.


Texto Bíblico: Josué 3:9-10
"Então, disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

Mensagem

         Esta mensagem tem por objetivo, proporcionar e despertar o povo de Deus quanto ás adversidades que impedem a nossa entrada na terra de Canaã. O nome Canaã refere-se ao individuo e seus descendentes, mencionados em Gênesis 10: 15-18. Os descendentes de Canaã estavam divididos em 7 nações , quando Israel ali entrou. O termo geral, [cananeus], era usado para incluir todas essas nações. Os cananeus eram os habitantes da terra de Canaã. A civilização Cananéia eram bem desenvolvidas, nas artes e nas cerâmicas, na música, em instrumentos musicais e na arquitetura, e seus artesãos e operários executaram grande parte do projeto e da construção do templo de Salomão- I Reis 7: 13-51. Essas 7 nações eram pagãs, com práticas e costumes pecaminosos. Deus ordena a completa destruição destas nações por causa dos seus pecados, para que o povo de Israel ali habitassem. Josué e Calebe entraram e tomaram posse da nova terra. Seguem as 7 nações pagãs:

1º) Os Cananeus:
Conforme a ordem divina, os cananeus, como os demais povos da Terra Prometida, deveriam ser exterminados por causa dos seus pecados - Dt 9:5. Esse povo era conhecido por sua idolatria e pelos rituais carnais terríveis em sua adoração prestadas a muitas divindades. Havia muitos deuses, como: deusas da fertilidade, do sexo, para agricultura e da guerra. 

2º) Os Heteus:
Eram descendentes de Hete, filho de Canaã. Até a poucos anos quase nada se sabia a respeito dos heteus. Alguns críticos acreditam tratar-se de uma raça de pouca importância no cenário histórico, entretanto, sabe-se que os heteus constituíam um poder notável nos dias de Josué. Seu nome significa ‘amargura’. Possuíam traços mongólicos, tinham olhos escuros e eram pavorosos. Fomentavam guerras, disputas e divisões. Estavam sempre insatisfeitos.

3º) Os  Heveus: 
Eram os gibeonitas, um povo falso, simulado e fingido. Enganaram Josué para não serem destruídos (Josué 9). Eram "moradores das Cavernas”. Povo que morava no monte Seir, mais tarde chamado de EDOM (Gn 14.6; 36.19-43). 

4º) Os Ferezeus: 
Ao tempo de Abraão este povo estava relacionado entre os povos cananeus na região de Betel (Gn 13.7) Nos dias de Jacó existia uma colônia do povo fereseu nas imediações de Siquém (Gn 34.30). O seu nome quer dizer “camponês” ou “aldeão”, indicando com isso que ocupavam posição social inferior. Ocupavam os campos e estavam espalhados por toda a terra de Canaã. Eram aldeões, viviam em aldeias, vagueavam. Esse povo estava sempre procurando um lugar diferente para habitar. Eram literalmente “invasores sem terra”.

     5º) Os Girgaseus:
    Era uma das tribos que ocupava a terra de Canaã. O território dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordão. Era um povo incrédulo, coração duro, nunca perdoavam.  Eram conhecidos na antiguidade pelo seu profundo rancor para com outros povos. Este povo resistiu terrivelmente Josué e suas tropas.

6º) Os Amorreus:
Um dos povos cananeus, descendentes de Canaã, de Cam e de Noé. Foram ferozes inimigos dos hebreus. Seu nome origina-se dos “Amarrus”, nome babilônico e que dominavam a Ásia ocidental. Nome em Hebraico significa Amargo e rebelde. Conhecidos como cruéis e violentos. Resistiram até as últimas consequências, tanto Moisés como Josué. No tempo da conquista, os amorreus habitavam as regiões sul e leste de Jerusalém e na Transjordânia (Nm 13:30). Foi o povo que ofereceu mais resistência ao avanço dos israelitas na Terra Prometida.

7º) Os Jebuseus:
Povo descendente do terceiro filho de Canaã que habitava a região situada entre o Egito e a Mesopotâmia- então se chamava Jebus (Gn 10.16 - 15.21). Seu nome significa “terra pisada”, “lugar pisado”. Era um povo conhecido pelo seu orgulho em relação aos demais, eram literalmente arrogantes.  

Reflexão
Faça uma reflexão como servo de Deus, a respeito da usa vida espiritual. Como você está se comportando? agindo? Como você está se comportando no seu ambiente de trabalho, no convívio com a sua família, amigos e na igreja? 
Devemos nos manter afastados de hábitos e costumes acima citados e também de pessoas que possuem esses "Espíritos Malignos", pois a sua cultura é sedutora, enganadora, falsa felicidade e falsa alegria. Devemos resistir a eles, para não enfraquecermos espiritualmente, pois tiraram as nossas forças e nos contaminam. Vamos continuar atentos e derrotando esses inimigos na nossa vida pessoal, no meio da Igreja e ao nosso redor. Queremos entrar e viver em Canaã, terra que mana leite mel. Como está escrito em Josué 1:9: Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 

Pastora Rosmarie Navarro
..................................................................................
Resumo da pregação realizada no dia 17 de Março de 2013, na IECO-Igreja Evangélica Casa de Oração, Domingo as 19h, pela Pastora Rosmarie Navarro.